La compañía aérea "Southwest Airlines"
cdkueaInforme12 de Septiembre de 2012
695 Palabras (3 Páginas)631 Visitas
SOUTHWEST AIRLINES
Enquanto o setor de empresas aéreas perde consistentemente bilhões de dólares anualmente nos EUA, a Southwest Airlines tem sido lucrativa ano após ano desde 1973, algo que nenhuma outra transportadora aérea pode alegar. Como uma empresa pequena como a Southwest compete num setor tão competitivo e volátil?
A Southwest é mestra em vôos de baixo custo e sem luxo. Existem vários aspectos na estratégia de baixo custo da empresa. Enquanto outras grandes transportadoras aéreas disputam as rotas “que conferem prestígio” para Europa e para Ásia, a Southwest, em vez disso, tem se concentrado em rotas curtas, freqüentes, domésticas e com escalas que a têm conduzido a um negócio mais confiável e lucrativo. A Southwest não aceita tráfego interlinhas (passageiros de outras transportadoras aéreas), nem faz reservas de assentos ou serve refeições a bordo.
Em vez de utilizar os principais aeroportos, a Southwest procura os pequenos e os evitados, como o Dalla´s Love Field, que são mais baratos e geralmente mais convenientes para passageiros em viagens a negócios. Lota seus aviões pela oferta contínua de passagens baratas e se concentra no marketing local. A empresa gasta cerca de $ 25 milhões por ano em comunicação, utilizando como mídia anúncios avulsos nas estações de TV locais, em vez de servir-se do tempo caro das redes nacionais.
Por desafiar as tendências praticadas, a Southwest estabeleceu uma estrutura de custos baixos que causa inveja ao setor. Seu custo operacional em relação à receita por milha é cerca de cinco centavos mais barato do que a média setorial. E embora isso não garanta os lucros da Southwest, coloca-a numa posição única para lidar com as guerras de preço provocadas pela concorrência.
Boa parte do sucesso da Southwest deve-se a seu CEO Herbert D. Kelleher. Do mesmo modo que a empresa aérea nunca seguiu o padrão de um chief executive. Ele é altamente entusiasmado com sua empresa, seus empregados e consumidores – e periodicamente trabalha no serviço de bordo nos vôos da empresa. Mas apesar de toda essa exposição, é uma pessoa de negócios inerentemente conservadora. Antes de a Southwest abrir uma nova rota, Kelleher e sua assessoria pesquisam cuidadosamente a viabilidade da proposta e, se eles decidirem ir em frente, o farão com uma força considerável. Com sede no Texas, a Southwest é atualmente a sétima maior transportadora aérea nos EUA expandiu-se para mais da metade do país.
O objetivo de Kellerher é aumentar o n° de assentos da empresa a uma taxa anual de 15% - e é claro, cuidar dos custos. Para alcançar essa meta de crescimento agressiva será necessário profundo comprometimento e capacitação por parte dos 14.500 empregados da Southwest. Embora 90% dos empregados da empresa sejam sindicalizados, Kelleher inspira lealdade mesmo nos níveis mais baixos da empresa. Por meio da sua visão e estilo da administração, ele tem construído uma cultura de entusiasmo e dedicação ao serviço aos consumidores. Com base em critérios como oportunidades para aperfeiçoamento, segurança no trabalho, orgulho no trabalho e pela empresa, grau de abertura e justiça, pagamento e benefícios e nível de camaradagem entre os empregados, a Southwest tem sido considerada uma das 10 melhores empresa para se trabalhar nos EUA. Sua taxa de rotatividade de 7% constitui uma evidência adicional de que os empregados da Southwest se sentem comprometidos com a organização. Kelleher até estabeleceu o primeiro plano de distribuição de lucros do setor, sendo que 87% do valor distribuído foi reinvestido pelos empregados na empresa. Os 24% de empregados que participaram do plano de compra de ações fornecem à empresa cerca de $ 500.000 por mês. Tudo isso se traduz em indicadores de que a Southwest tem construído uma força de trabalho muito leal e dedicada, que sustenta a vantagem competitiva
...