ClubEnsayos.com - Ensayos de Calidad, Tareas y Monografias
Buscar

ARMAZENAMENTO DE ALIMENTOS


Enviado por   •  3 de Septiembre de 2014  •  2.998 Palabras (12 Páginas)  •  122 Visitas

Página 1 de 12

ARMAZENAMENTO DE ALIMENTOS:

PROPOSTA DE RECIPIENTE COMO UMA ALTERNATIVA POSSÍVEL E SAUDÁVEL – FASEII

RESUMO

Com os diversos problemas observados pela problemática da saúde populacional vinda em partes de alimentos contaminados, o presente projeto teve como objetivo criar um recipiente alternativo para armazenar alguns alimentos (frutas, legumes e grãos) de forma correta e testar sua eficiência quanto à diminuição do contato e contaminação por agentes biológicos. Para seu desenvolvimento, o recipiente foi criado a partir de uma barrica forrada internamente por papel alumínio, para conservar a temperatura, e cravo-da-Índia, como repelente contra agentes biológicos. Como tampa, foi utilizada uma tela galvanizada de três milímetros e tecido TNT. As análises consistiram em verificar a presença e ausência de microrganismos em três alimentos (banana, tomate e maçã). Os três frutos deixados em uma fruteira comum por sete dias foram avaliados quanto à presença de microrganismos a partir da técnica de raspagem, com alça de platina, para crescimento em meio de cultura Ágar Nutriente. Depois da coleta, os frutos foram deixados por sete dias no recipiente alternativo. Após o período citado, as análises foram repetidas. O único fruto que apresentou crescimento nos dois testes foi a banana, sendo observada uma queda significativa na presença de microrganismos após a permanência no recipiente. Por possuir ação antimicrobiana, o cravo-da-Índia eliminou grande quantidade dos microrganismos presentes no fruto. Isso torna provável a substituição de conservantes químicos por naturais.

Palavras chaves: Agentes biológicos, conservação de alimentos, patógenos.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.................................................................................................6

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.......................................................................7

2.1. Crescimento populacional e saúde....................................................7

2.2 Doenças transmitidas por alimentos (DTAs).......................................7

2.3 Agentes biológicos..............................................................................8

2.3.1 Insetos...................................................................................8

2.3.2 Roedores...............................................................................9

2.3.3 Microrganismos...................................................................10

2.4 Cravo-da-Índia...................................................................................10

3. DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO....................................................12

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO.....................................................................14

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................17

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..............................................................18

ANEXOS............................................................................................................22

INTRODUÇÃO

Com o processo de urbanização intenso e desordenado, o crescimento populacional acarreta alguns problemas sociais, dentre eles podemos citar o sistema de saúde.

Atualmente o sistema de saúde no Brasil tem vivido um grande inchaço com intensas demandas e atendimento precário.

Muitas pessoas que procuram uma assistência médica em postos de saúde e até mesmo nos hospitais podem estar doentes em decorrência da ingestão de alimentos contaminados. Muitos leitos de hospitais poderiam estar menos congestionados se alguns cuidados básicos de higiene fossem realizados em suas casas.

Dentre esses cuidados podemos citar o armazenamento correto de alimentos.

Portanto, a proposta deste projeto é a criação de um recipiente alternativo para armazenar alguns alimentos (frutas, legumes e grãos) de forma correta e testar sua eficiência quanto à diminuição do contato e contaminação por agentes biológicos.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1. CRESCIMENTO POPULACIONAL E SAÚDE

O crescimento populacional no mundo é caracterizado como o aumento do número de habitantes no planeta, e com o intenso desenvolvimento urbano mundial que ocorre de maneira descontrolada, as cidades são o foco das atenções do mundo contemporâneo visando, cada vez mais, seu crescimento. Essa urbanização, por suas modificações físicas, sociais e econômicas, apresenta um impacto muito importante na saúde da população (GOUVEIA, 1999).

Esse impacto à saúde é causado por falta espaço, falta de higiene, alta produção de alimentos com uso de agrotóxicos, condições precárias de saneamento básico, entre outras, como o armazenamento inadequado de alimentos, foco desta pesquisa.

2.2 DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ALIMENTOS (DTAs)

As doenças transmitidas por alimentos (DTAs) são causadas por agentes químicos (agrotóxicos ou metais pesados) ou biológicos (microrganismos patogênicos), os quais penetram no organismo humano através da ingestão de água ou alimentos contaminados (AMSON et al., 2006). As doenças transmitidas por alimentos (DTA”s) são aquelas causadas pela ingestão de alimentos contaminados, como já foi dito anteriormente, e estão envolvidas em sua grande maioria com bactérias, fungos, toxinas e alguns parasitas como, por exemplo: cisticercose.

Devido ao armazenamento incorreto dos alimentos, os mesmos ficam a mercê de diversos agentes biológicos tais como insetos, roedores e, principalmente, microrganismos, que acabam por comprometer a saúde humana.

2.3 AGENTES BIOLÓGICOS

2.3.1 INSETOS

Diferentes autores há algum tempo vem alertando sobre o papel específico de insetos no transporte de diversos microorganismos nos mais variados ambientes.

Os insetos que entram em contato com os alimentos são considerados vetores mecânicos de diversos microorganismos porque se contaminam facilmente quando em contato com esses agentes patológicos (LASER et al., 2000).

As moscas, por exemplo, liquefazem o alimento sólido regurgitando sobre eles sua saliva. Após pousarem em superfícies contaminadas como o lixo, os esgotos e excreções e secreções humanas (fezes, catarro e lágrimas) esse insetos podem transmitir várias doenças como a febre tifóide paratifóide, a diarreia infantil, vermes intestinais, cólera, disenteria bacilar, distúrbios gastrointestinais e até poliomielite (paralisia infantil) (UFRJ,BIOLOGIA).

Por possuírem o hábito de regurgitar o alimento para servir de fonte de nutrientes para os mais

...

Descargar como (para miembros actualizados) txt (24 Kb)
Leer 11 páginas más »
Disponible sólo en Clubensayos.com