ClubEnsayos.com - Ensayos de Calidad, Tareas y Monografias
Buscar

Arrhenius


Enviado por   •  19 de Marzo de 2012  •  Tesis  •  1.120 Palabras (5 Páginas)  •  485 Visitas

Página 1 de 5

Antes de falarmos sobre bases e ácidos, vamos ter que contar primeiro à história dos quatro químicos (antes citados aqui) que foram os protagonistas dos ácidos e das bases. O primeiro deles, Arrhenius, os segundos, Bronsted e Lowry e o terceiro, Lewis.

Arrhenius

Svante August Arrhenius nasceu em 1859 na cidade de Vik, na Suécia. Logo aos oito anos na escola da Catedral de Vik se destacou em física e matemática e foi o aluno mais jovem a se graduar em 1876. Logo após isso, sua família se transferiu para a cidade de Upsala, onde ele ingressou na Universidade da mesma cidade aos seus 17 anos. Algum tempo depois também estudou na Universidade de Estocolmo e ensinou classes de física na Escola Técnica Superior da mesma Universidade, alcançando o grau catedrático nessa mesma. Preparando-se para o seu doutorado na universidade de Upsala, Arrhenius investigou as propriedades condutoras das dissoluções eletrolíticas, formulando-as mais tarde em sua tese doutoral. A sua teoria afirmava que nas dissoluções eletrolíticas, os compostos químicos dissolvidos se dissolviam em íons, mantendo a hipótese de que “o grau de dissociação aumenta com o grau de diluição da solução”. Essa teoria apenas resultou corretamente para os eletrólitos fracos, fazendo com que a tese de Arrhenius fosse contemplada com a menor qualificação possível

E que fosse vítima de ataques, onde Lord Kelvin, sendo apoiado por Jacobus Van’t Hoff seria o antagonista.

Posteriormente, essa teoria foi aceita por todos, fazendo com que Arrhenius fosse um químico de referência que levantou um dos pilares da físico-química no ramo da eletroquímica. Sua contribuição para a química lhe concedeu o Prêmio Nobel da Química do ano de 1903.

Arrhenius também trabalhou em vários ramos da físico-química, um deles foi a velocidade das reações, onde percebeu que a velocidade das reações era dependente da temperatura numa relação proporcional com a concentração molecular. Também foi membro da Royal Society, ganhou o primeiro prêmio Willard Gibbs em 1911 e em 1914 recebeu o prêmio Faraday Lectureship.

Bronsted

Johannes Nicolaus Bronsted nasceu em 1879 em Varde, na Dinamarca. Foi um notável físico químico que se destacou por formular uma das teorias para reações dos ácidos-base, A teoria ácido-base de Bronsted-Lorry.

Bronsted foi um nomeado professor de química inorgânica e em físico-química na universidade de Copenhague. Em 1906 publicou o primeiro de uma série de artigos sofre a afinidade eletrônica. Em 1923, lançou seu maior e mais famoso trabalho. De forma independentemente, mas, simultaneamente com o químico britânico Lowry ele apresentou sua teoria protônica como uma nova teoria para as reações ácido-base. Um pouco mais tarde ainda em 1923, Gilbert Newton Lewis, também propõe a sua teoria eletrônica como uma das novas teorias alternativas para as reações ácidos-base.

Com a teoria dos Ácido-base, Bronsted, se imortalizou na química, deixando uma grande marca na história, ele também se opôs ao partido nazista na Segunda Guerra Mundial, sendo eleito ao parlamento dinamarquês. Mas, devido a uma doença não pôde assumir o cargo, morreu pouco após as eleições.

Lowry

Thomas Martin Lowry (ou apenas Lowry) foi um grande físico-químico britânico destacado por ter formulado de forma independente, mas simultaneamente com o seu colega Johannes Nicolaus Bronsted uma teoria sobre os ácidos-base com uma base (fundamento teórico) na doação e recepção de prótons.

Lowry estudou química sob a direção de Henry Armstrong e se tornou seu assistente em 1896.Dois

...

Descargar como (para miembros actualizados)  txt (7.2 Kb)  
Leer 4 páginas más »
Disponible sólo en Clubensayos.com