ClubEnsayos.com - Ensayos de Calidad, Tareas y Monografias
Buscar

Etapas De La Construccion


Enviado por   •  13 de Noviembre de 2011  •  1.352 Palabras (6 Páginas)  •  538 Visitas

Página 1 de 6

Ing. Euriel Millán R.-MSc.

ETAPAS COMUNS

1) Projeto

O projeto é o conjunto de instruções necessárias à execução de uma obra. É composto de desenhos, placas e até, em alguns casos, de especificações. O importante é que defina o local onde será feita a obra, todas as suas dimensões, os maeriais a serem utilizados e as suas qunatidades. Quando bem elaborado o projeto pode reduzir o custo da obra, pois evita desperdícios e aumenta a qualidade e a durabilidade da construção.

Ao executar o projeto de uma benfeitoria, é preciso pensar sempre em como ela ficará depois de construída, mesmo que seja executada em etapas ou ampliada aos poucos. Isso evita desperdícios em demolições, geralmente necessárias quando se dá continuidade à obra. Sempre que houver necessidade de fazer modificações na benfeitoria, é recomendável consultar primeiro o autor do projeto, sobretudo nas obras de maior responsabilidade. Ele ajudará a encontrar a melhor solução.

2) Localização

Todas as obras rurais começam pela escolha do terreno. Ele deve ser pouco inclinado, firme e seco.

Também é muito importante a posição do terreno dentro da propriedade. Para isso vários fatores devem ser observados:

- Proximidade de estradas, facilitando o acesso de veículos;

- Facilidade de captação de água;

- Facilidade de acesso à rede elétrica.

É importante saber de que lado nasce o sol em relação ao terreno. Várias benfeitorias (estábulos, pocilgas, etc) necessitam de uma proteção contra o sol, ventos ou frio. Essa proteção pode ser feita mediante a localização correta das benfeitorias na área.

3) Fundações

As fundações são as partes da obra que ficarão em contato com o solo e transmitirão à ele todo o peso da construção. Por isso, as fundações têm que ser resistentes e dimensionadas para as condições do local.

Há vários tipos de fundações, dependendo do tipo de solo e das condições do local onde a benfeitoria será construída. Os principais tipos usados no meio rural são:

- Blocos e sapatas, usadas para apoio dos pilares das benfeitorias;

- Baldrame, usado para apoio das paredes das benfeitorias;

- Broca ou estaca, usada para apoio dos blocos, sapatas ou baldrames das benfeitorias, quando o terreno não é firme nem seco;

- Radier, usado alternativamente para apoio das paredes e dos pilares das benfeitorias, quando o terreno é muito mole, como no caso dos alagadiços.

O dimensionamento das fundações deve ser feito por um profissional habilitado ( engenheiro agrícola ou civil, arquiteto ), caso a caso, sobretudo nas construções de maior responsabilidade.

4) Alvenaria de blocos de concreto

Os blocos de concreto para alvenaria servem para fazer paredes, muros e fundações.

São fabricados com medidas muito uniformes em máquinas especiais. Essa é uma das grandes vantagens do bloco de concreto porque:

- O aspecto visual fica excelente;

- O assentamento é rápido;

- A economia de argamassa de assentamento e de revestimento é muito grande.

Além disso, os blocos de concreto têm elevada resistência e durabilidade.

5) Lajes

As lajes são usadas como forro ou piso das edificações. Feitas de concreto armado, elas podem ser pré-moldadas ou concretadas no próprio local.

As lajes concretadas no local, também chamadas de lajes maciças de concreto armado, devem ser projetadas por um profissional habilitado, que também orientará e acompanhará a sua execução.

As lajes pré-moldadas são constituídas por vigas ou vigotas de concreto e blocos conhecidos como lajotas ou tavelas. As lajotas e as vigotas montadas de modo intercalado formam a laje. O conjunto é unido com uma camada de concreto, chamada de capa, lançada sobre as peças.

As lajes pré-moldadas comuns vencem vãos até 5mm entre os apoios. Em gera, os seus comprimentos variam de 10cm em 10cm.

Outro tipo de vigota, conhecido como vigota treliçada, utilizam vergalhões soldados entre si formando uma treliça. Essa laje pode vencer vãos de até 12m entre apoios.

A execução das lajes pré-moldadas é muito rápida e fácil, mas o fabricante deve fornecer o projeto completo da laje, incluindo as instruções de montagem, a espessura da capa de concreto e os demais cuidados que devem

...

Descargar como (para miembros actualizados)  txt (8.6 Kb)  
Leer 5 páginas más »
Disponible sólo en Clubensayos.com