ClubEnsayos.com - Ensayos de Calidad, Tareas y Monografias
Buscar

ENSINO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA


Enviado por   •  6 de Abril de 2012  •  1.389 Palabras (6 Páginas)  •  408 Visitas

Página 1 de 6

JOÃO BATISTA DA SILVA

UNIVERSIDADE DO RIO GRANDE DO NORTE

RESUMO:

Este artigo abordará a importância do ensino de estratégias de leitura na educação escolar; realizar a leitura é oralizar e de acordo com essa ótica, por muito tempo, opera com concepção de que de que ler é decodificar a escrita, e ela ainda se faz presentes em vários métodos escolares.

Palavras chave:leitura,aprendizagem,estratégia

ABSTRACTO

Este artículo abordará la importancia de la enseñanza de estrategias en la educación escolar., realizar la lectura es moralizar un texto escrito y de acuerdo con esa óptica, por mucho tiempo, opera con la concepción de que leer es decodificar la escritura, y ella aún se hace presentes en varios métodos escolares.

INTRODUÇÃO

O ato de ler é o processo de construir significado a partir do texto. Isso se torna possível pela interação dos elementos textuais com os conhecimentos do leitor.

Aprender é um processo social de construção dos significados em seus encontros e interações com idéias, as pessoas e os acontecimentos.

Para aprender a ler, as crianças precisam que seja construída uma representação adequada dos fins da leitura, assim como da tarefa de ler.A criança necessita de conhecimento e reflexão sobre os processos de aquisição .Ao mesmo tempo que ela ensaia aprender a ler .

A leitura é um processo de interação entre o leitor e o texto; nesse processo tenta-se satisfazer (obter uma informação pertinente para) os objetivos que guiam a leitura,isto é ,o leitor constrói o significado do texto.

O QUE É ESTRATEGIAS DE LEITURA?

O ator de ler ativa uma serie de ações na mente de ações do leitor, por meio dos quais ele extrai informações. Essas ações são denominadas estratégias de leitura e, na sua maioria passam despercebidas pela consciência. Elas ocorrem simultaneamente, podendo ser mantidas, modificadas ou desenvolvidas durante a aproximação do conteúdo.

Ao ler um texto qualquer, a mente da pessoa seleciona o que lhe interessa nem tudo o que está escrito é igualmente útil. Escolhem-se alguns aspectos, chamados relevantes, ignoram-se outros, irrelevantes ou desinteressantes, e faz uma seleção isto é, presta-se a atenção aos aspectos que interessam, ou seja, aqueles sem os quais seria impossível compreender o texto.

De acordo com Collins e Smith (1980) citados por solé (1998, pag. 128), esses problemas se referem à compreensão de palavras, de frase, nas relações entre as frases e no texto em seus aspectos mais globais.

Estratégias metacognitivas de compreensão leitora

Segundo solé (1998),pesquisadora da leitura que adota as estratégias que adota uma boa abordagem psicolingüística .Para essa autora, as estratégias para compreensão leitora são procedimentos de caráter elevado ,que envolvem a presença de objetivos a serem realizados, o planejamento das ações que desencadeiam para atingimos ,assim como sua avaliação e possível mudança(SOLÉ .P. 69).

Ela aponta as seguintes estratégias para o leitor utilizar e poder compreender o que está lendo:

Antes da leitura: estratégias para o leitor se dotar de objetivos de leitura e atualizar os conhecimentos prévios relevantes.

Durante a leitura: estratégias que permitem o leitor estabelecer inferências,rever e comprovar sua compreensão enquanto lê e tomar decisões apropriadas diante de erros ou falhas nessa compreensão ;

Depois da leitura: estratégias para o leitor recapitular o conteúdo, a resumi-lo e ampliar o conhecimento que obteve quando leu.

ANTES DA LEITURA

1.1.1 Motivação para a leitura;

Não se deve iniciar nenhuma atividade de leitura sem que o aluno seja motivado para ela, isto e, sem que atribuíam sentido.Assim ,eles devem saber o que fazer ,conhecer os objetivos que se pretende alcançar com

...

Descargar como (para miembros actualizados)  txt (7.7 Kb)  
Leer 5 páginas más »
Disponible sólo en Clubensayos.com