ClubEnsayos.com - Ensayos de Calidad, Tareas y Monografias
Buscar

Habilidades Da Lingua


Enviado por   •  15 de Julio de 2013  •  816 Palabras (4 Páginas)  •  1.406 Visitas

Página 1 de 4

HABILIDADES DA LÍNGUA - TRATAMENTO DIDÁTICO

O presente texto aborda como as habilidades de comunicação: audição, fala, leitura e escrita devem ser trabalhadas em sala de aula.

O tópico 4.1 – Um novo tratamento para o ensino de língua portuguesa - apresenta os PCNs como uma proposta coerente para aprendizagem de língua materna, pois suas diretrizes estão de acordo com a realidade social das escolas. O principal eixo desse processo de ensino-aprendizagem está nas práticas sociais de uso da linguagem. Neste sentido, a escola deverá ensinar a língua portuguesa em seus aspectos padrões, assim como suas variantes lingüísticas, levando-os a refletirem as diferenças sociais, culturais e econômicas existentes no país.

O tópico 4.2 – O tratamento da oralidade: usos e formas – aborda como vital importância o respeito à variedade de língua dos alunos, pois a competência e habilidade de uma exposição oral estão relacionadas com a auto-estima. Assim, os PCNs destacam que a ação pedagógica do ensino de língua portuguesa precisa envolver todos os contextos comunicativos, para que os alunos desenvolvam um potencial lingüístico que facilitará sua comunicação em diversas situações.

O tópico 4.2.1 – Tipos de comunicação oral – expõe as diversas formas de comunicação oral entre os interlocutores. São elas: o diálogo – a principal característica é a presença de dois interlocutores (quem fala e quem ouve). No diálogo a personalidade do receptor pode sobrepor à mensagem; a entrevista – presença de dois interlocutores (o que pergunta e o que responde). Na entrevista é necessário respeitar a personalidade e o nível sociocultural do entrevistado; reunião-discussão – a principal característica é a discussão de um tema em grupo; o brainstorming (tempestade cerebral) – esse método propicia o estimulo a ação criadora do grupo através da produção intensa de idéias; o estudo de caso – caracteriza pela análise de uma situação, identificando o problema central e depois analisando suas possíveis soluções; a exposição-participação – caracteriza pela pesquisa desenvolvida pelo grupo. O tema pesquisado é discutido por todos; a exposição oral sem intercâmbio (teatro, aula expositiva, conferência, discurso, sermão) – se caracteriza pelos elementos conativos. Neste tipo é necessário um plano que respeite a característica da platéia.

Todos os tipos de oralidade estão vinculados com a língua escrita, através da elaboração de questionário, roteiros e relatórios. A contextualização deve ser sempre respeitada.

O tópico 4.3 – O tratamento da escrita: usos e formas - é apresentada a importância da aquisição da escrita como uma das modalidades de linguagem.

O tópico 4.4 – A prática de leitura – apresenta as propostas dos PCNs para despertar

...

Descargar como (para miembros actualizados)  txt (5.5 Kb)  
Leer 3 páginas más »
Disponible sólo en Clubensayos.com