ClubEnsayos.com - Ensayos de Calidad, Tareas y Monografias
Buscar

Ética e moral


Enviado por   •  1 de Mayo de 2014  •  Tesis  •  1.520 Palabras (7 Páginas)  •  221 Visitas

Página 1 de 7

13/02/2014

Unidade I

Ética e moral

1- Diferenciar entre ética e moral no contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados. A ética esta associada ao estudo fundamentalmente dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por causa da sociedade.

Os termos possuem origem etimológica distinta. A palavra ética provem do grego “ethos” que significa modo de ser ou caráter, já a palavra moral tem origem no termo latino Morales que significa relativo aos costumes.

Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada cientificamente e teórica. É uma palavra reflexão sobre a moral.

Moral é o conjunto de regras aplicadas ao cotidiano e usadas continuamente pelo cidadão. Essas regras orientam cada individuo, norteando suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mal.

No sentido pratico, a finalidade da ética e moral são muito semelhantes, são ambas responsáveis por construir as bases que vão criar a conduta do homem, determinando o seu caráter, virtudes, e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade.

A moral se fundamenta na obediência as normas, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos, religiosos. Já a ética busca fundamentar o modo de viver pelo pensamento humano.

27/02/2014

E claro que a nova tolerância não pode ser ampla o suficiente para que nela caibam atrocidades físicas ou mentais, tais como a tortura, a pedofilia, o trabalho escravo ou infantil, o vandalismo, a corrupção ou a agressão ao meio ambiente.

Todavia, quer se dizer que a tolerância não pode mais aceitar as más razões, sob pena de assumir a ética do natural, a do mais forte, da exploração e da violência.

Até porque, quem age pelas más razões não é, ele mesmo, tolerante, pois despreza os valores que o reconhecimento do outro transmite a uma cultura fundada no respeito, entre elas:

- o valor da reflexão racional;

- da persuasão;

- da igualdade perante a lei;

- da dignidade pessoal;

- da qualidade de vida;

- da justiça social.

Ao mesmo tempo, a aceitação do multiculturalismo, que é a tolerância a valores singulares étnicos e constitutivos de um povo, necessita de um valor prévio e absoluto, qual seja o respeito a pessoa alheia. Esse valor básico não implica a renuncia a própria verdade cultural ou a indiferença a qualquer verdade. Ao contrario, garante a preservação das culturas em suas diferenças e a integridade, a dignidade dos indivíduos que delas participam.

O multiculturalismo – que expressa valores particulares e com eles a riqueza da criatividade humana – devem estar precedido e baseado na tolerância. Pois só assim ele se universaliza e ganha o respeito a que ele se deve.

Desta forma, o respeito ao outro, sinônimo de tolerância, talvez seja o primeiro valor, o principio ético fundamental da sociedade moderna.

06/03/2014

FALTEI!!!

13/03/2014

Todas as formas de governo conduzem ao vicio, inviabilizando a existência ética do individuo e da polis. Platão propôs a construção de um estado ideal, onde a virtude pudesse ser cultivada, garantindo a liberdade efetiva no exercício da justiça, o que ficou conhecido como republica platônica (res-publica).

O estado deveria ser governado pelos reis filósofos, sendo a racionalidade o que permitiria dirigir o destino coletivo com sabedoria e virtude.

Os guardiões deste sistema de governo seriam soldados selecionados entre os mais corajosos e obedientes.

Os artesãos caberia viabilizar economicamente o estado, constituindo a base da sociedade composta por indivíduos governado pelas coisas sensíveis.

Os filósofos possuíam alma de ouro, cultivando a virtude da sabedoria;

Os soldados teriam alma de prata, possuindo a virtude da coragem;

E os artesãos seriam dotados de alma de bronze, devendo cultivar a virtude da moderação para conter seus desejos pelos bens materiais.

Essa concepção platônica leva em consideração que haveria escravos para cultivar alimentos para suprir a população.

Estes não estão incluídos nas preocupações da ética platônica, pois não passam de animais vocais, capazes de falar, mas não de interiorizar virtudes e a razão.

Assim como nesse mundo perfeito não havia espaço para as mulheres, consideradas seres inferiores por se entregarem aos sentimentos.

Modernamente pode se traçar uma analogia dos poetas. Os poetas correspondem a um segmento indesejado que deveriam ser expulsos da polis, já que despertam sentimentos, fazendo o sujeito deixar a racionalidade de lado. Os poetas podem ser comparados com os meios de comunicação que constroem verdades e desviam a atenção das massas das questões realmente importantes, iludindo os indivíduos e manipulando suas ações.

Aristóteles

...

Descargar como (para miembros actualizados)  txt (10.3 Kb)  
Leer 6 páginas más »
Disponible sólo en Clubensayos.com