Diagnóstico De Una Empresa De Transportes
virginia.bhe14 de Noviembre de 2013
11.306 Palabras (46 Páginas)416 Visitas
1. INTRODUÇÃO
O cenário econômico atual exige dos gestores cada vez mais responsabilidade e conhecimento profundo a respeito das operações da empresa e do ambiente externo, o que possibilita maior agilidade e precisão nas tomadas de decisões.
Nesse aspecto, a utilização de uma consultoria através de um agente externo torna-se muitas vezes indispensável para que os empreendimentos apresentem bons resultados. Uma boa escolha dos consultores externos é fundamental para a obtenção de resultados válidos, uma vez que a consultoria apontará desvios e possíveis alternativas para correção e alinhamento às necessidades dos gestores.
Com o propósito de revisar o processo de uma pequena empresa de transportes rodoviários, e de avaliar a qualidade e eficácia dos sistemas de controles internos, foi realizado um trabalho de análise das operações nas áreas de planejamento e administração, captação de recursos, gestão das operações, finanças, recursos humanos e jurídica, destacando os pontos fortes e fracos da empresa.
O diagnóstico foi baseado em referências bibliográficas dos mais diversos autores de nível acadêmico, específicos de cada área.
2. PROBLEMATIZAÇÃO
Conhecendo os pontos fortes e fracos da organização, e considerando o ambiente em que está inserida, é possível melhorar o desempenho desta pequena empresa?
3. JUSTIFICATIVA
Nos últimos anos a presença de um novo ambiente concorrencial exige das empresas maior competitividade e melhores performances. Nesse ambiente de crescentes exigências em termo de produtividade e qualidade do serviço oferecido aos clientes, as organizações passaram a se preocupar um pouco mais com a qualidade dos fluxos de bens dentro do processo.
A Logística passou a ter um papel estratégico nas empresas, no sentido da integração e coordenação ao longo da cadeia de atividades que facilitam o fluxo de produtos, desde a aquisição da matéria-prima até o ponto do consumo final.
Na procura de um diferencial, o processo de armazenamento se apresenta como uma atividade muito importante, pois significa aumento da produtividade e cumprimento dos objetivos logísticos de redução de custos e melhoria do nível de serviço oferecido aos clientes.
Este trabalho visa analisar uma pequena empresa de material de construção, de cunho familiar, enfocando de maneira especial o armazenamento de cimento, areia e brita, de forma a tornar a organização mais eficaz e eficiente, objetivando sua permanência e melhoria de posicionamento no mercado.
4. OBJETIVOS
4.1. Objetivo Geral
A partir dos dados coletados, e com base na bibliografia relacionada, analisar as possíveis deficiências da empresa com o objetivo de realizar um projeto que vise a melhora no desempenho da mesma.
4.2. Objetivos Específicos
• Analisar a área de planejamento e administração.
• Entender a captação de recursos e o processo de venda de serviços.
• Avaliar o processo de compra de insumos.
• Identificar a forma de gestão das operações.
• Entender as finanças e o processo da contabilidade.
• Avaliar a gestão de pessoal.
• Verificar a área jurídica que tange à empresa.
5. DESENVOLVIMENTO
5.1 Consultoria
Oliveira (1999b), conceitua consultoria como sendo a intervenção de um processo de interação entre um agente externo de mudanças e à empresa, agente esse que assume a postura de auxiliar os executivos nas tomadas de decisões e fazer com que conheçam melhor os possíveis problemas, soluções, agilizando o processo de tomada de decisões.
Contudo o profissional de consultoria não possui controle direto da situação, ele apenas aponta o rumo ao qual a empresa devera seguir, a decisão de todo o processo continua a cargo dos executivos da empresa.
De uma forma ampla o autor conceitua consultoria empresarial destacando dois aspectos relevantes que são; processo interativo e agente de mudança externo.
A partir de então vamos desmembrar o processo de consultoria para um melhor entendimento.
5.1.1 Processo Interativo
Processo interativo é toda ação conjunta entre atividades seqüenciais onde se desenvolva lógica evolutiva. (OLIVEIRA, 1999 b).
É a partir do processo interativo que se estrutura a consultoria, com a interação entre executivos e consultores temos um melhor resultado e uma dinamização da consultoria alcançando assim todos os objetivos esperados com a contratação deste tipo de serviço.
5.1.2 Agente de Mudança Externo
Agente de mudança externo é o profissional, contratado, capaz de desenvolver atitudes, processos que possibilitem a empresa transitar de modo interativo com os diversos fatores externos. (OLIVEIRA, 1999 b).
Este profissional é contratado por um determinado período, com a finalidade de auxiliar a empresa com um projeto ou mudança de uma situação. Apesar de não possuir autonomia para a tomada de decisão, o profissional de consultoria possui total autonomia para apontar a solução de problemas ou de fazer transições situacionais na empresa.
Contudo é importante salientar que o agente de mudança externo possui um olhar mais critico e amplo em relação aos agentes internos, alem do que o agente externo terá mais sucesso no desempenho de sua tarefa, isto pelo fato do agente interno ficar atrelado a certos preceitos que possam vir a coexistir dentro da empresa, como o fato de um gerente não fornecer certos dados por se tratar de um subordinado a ele, por exemplo.
“O consultor deve atuar como parceiro dos executivos e profissionais da empresa. Este auxilio deve estar direcionado a proporcionar metodologias, técnicas e processos que determinem a sustentação para os executivos tomarem suas decisões”. (OLIVEIRA, 1999b, p. 22).
5.1.3 Evolução da Consultoria
Segundo, Oliveira (1999b), a consultoria empresarial é uma das atividades de prestação de serviços que mais tem crescido no mundo. Especialmente no Brasil, a evolução se deu a partir dos anos 60, impulsionada pelo crescimento do parque empresarial, seguida pela grande necessidade de conhecimentos atualizados das técnicas e metodologias de gestão empresarial, para fazer frente ao novo contexto de concorrência entre as empresas, resultante da globalização da economia.
5.1.4 Quem Precisa de Consultoria?
A revista Exame de dezembro de 1998 traz um titulo para sua reportagem de capa que diz o seguinte: “consultor é aquela pessoa que toma seu dinheiro e aborrece seus funcionários enquanto buscam incansavelmente as melhores maneiras de estender seu contrato. (Scort Adams)”.
A consultoria pode agir na empresa no sentido de deixá-las mais dinâmicas e rentáveis, desta forma necessita-se de uma consultoria toda empresa que identificou um problema e não se sente capaz de resolve-lo com tanta habilidade ou eficiência quanto um consultor o faria.
Segundo, Oliveira (1999b), a identificação do momento apropriado para a contratação de um serviço de consultoria deve levar em conta duas situações:
- A realidade atual da empresa;
- Situação futura desejada pela empresa.
5.1.5 Tipos de Consultoria
A proliferação e a alta amplitude de serviços oferecidos pelas empresas de consultoria levou a uma diversificação dos diferentes tipos de consultoria.
Oliveira (1999b) coloca que a definição de todos os tipos de consultoria seria muito complexa, e classifica o serviço de consultoria em dois sub-grupos: quanto à estrutura e quanto à amplitude.
5.1.5.1 Quanto à estrutura
“Neste caso as empresas de consultoria podem ser classificadas de genérica, em consultoria de pacote e consultoria artesanal". (OLIVEIRA, 1999b).
a. Consultoria de pacote: É caracterizada pela grande transferência de fortes estruturas metodológicas, sem a preocupação com a adequação a realidade ou esperada para a empresa-cliente.
b. Consultoria artesanal: Caracterizada por preocupar-se em atender a empresa-cliente por meio de metodologias e técnicas administrativas baseadas especificamente na realidade da empresa-cliente.
5.1.5.2 Quanto à amplitude
“As consultorias podem classificadas como especializadas, total e globalizadas". (OLIVEIRA, 1999b).
a. Consultoria especializada: Atua em poucos assuntos dentro da área do conhecimento, pode evoluir para a consultoria total.
b. Consultoria total: Atua em todas as áreas da empresa-ciente, normalmente este tipo de consultoria é muito criticado pela empresa-cliente, pelo fato de atacar vários problemas de maneira não interligada.
c. Consultoria globalizada: Realiza serviços de consultoria em empresas globalizadas, com atuação em diversos paises.
“A partir da análise e considerações gerais a respeito dos diferentes tipos de consultoria empresarial, pode ficar mais fácil aos executivos da empresa-cliente delinearem
...