ClubEnsayos.com - Ensayos de Calidad, Tareas y Monografias
Buscar

Diagnóstico De Una Empresa De Transportes


Enviado por   •  14 de Noviembre de 2013  •  11.306 Palabras (46 Páginas)  •  350 Visitas

Página 1 de 46

1. INTRODUÇÃO

O cenário econômico atual exige dos gestores cada vez mais responsabilidade e conhecimento profundo a respeito das operações da empresa e do ambiente externo, o que possibilita maior agilidade e precisão nas tomadas de decisões.

Nesse aspecto, a utilização de uma consultoria através de um agente externo torna-se muitas vezes indispensável para que os empreendimentos apresentem bons resultados. Uma boa escolha dos consultores externos é fundamental para a obtenção de resultados válidos, uma vez que a consultoria apontará desvios e possíveis alternativas para correção e alinhamento às necessidades dos gestores.

Com o propósito de revisar o processo de uma pequena empresa de transportes rodoviários, e de avaliar a qualidade e eficácia dos sistemas de controles internos, foi realizado um trabalho de análise das operações nas áreas de planejamento e administração, captação de recursos, gestão das operações, finanças, recursos humanos e jurídica, destacando os pontos fortes e fracos da empresa.

O diagnóstico foi baseado em referências bibliográficas dos mais diversos autores de nível acadêmico, específicos de cada área.

2. PROBLEMATIZAÇÃO

Conhecendo os pontos fortes e fracos da organização, e considerando o ambiente em que está inserida, é possível melhorar o desempenho desta pequena empresa?

3. JUSTIFICATIVA

Nos últimos anos a presença de um novo ambiente concorrencial exige das empresas maior competitividade e melhores performances. Nesse ambiente de crescentes exigências em termo de produtividade e qualidade do serviço oferecido aos clientes, as organizações passaram a se preocupar um pouco mais com a qualidade dos fluxos de bens dentro do processo.

A Logística passou a ter um papel estratégico nas empresas, no sentido da integração e coordenação ao longo da cadeia de atividades que facilitam o fluxo de produtos, desde a aquisição da matéria-prima até o ponto do consumo final.

Na procura de um diferencial, o processo de armazenamento se apresenta como uma atividade muito importante, pois significa aumento da produtividade e cumprimento dos objetivos logísticos de redução de custos e melhoria do nível de serviço oferecido aos clientes.

Este trabalho visa analisar uma pequena empresa de material de construção, de cunho familiar, enfocando de maneira especial o armazenamento de cimento, areia e brita, de forma a tornar a organização mais eficaz e eficiente, objetivando sua permanência e melhoria de posicionamento no mercado.

4. OBJETIVOS

4.1. Objetivo Geral

A partir dos dados coletados, e com base na bibliografia relacionada, analisar as possíveis deficiências da empresa com o objetivo de realizar um projeto que vise a melhora no desempenho da mesma.

4.2. Objetivos Específicos

• Analisar a área de planejamento e administração.

• Entender a captação de recursos e o processo de venda de serviços.

• Avaliar o processo de compra de insumos.

• Identificar a forma de gestão das operações.

• Entender as finanças e o processo da contabilidade.

• Avaliar a gestão de pessoal.

• Verificar a área jurídica que tange à empresa.

5. DESENVOLVIMENTO

5.1 Consultoria

Oliveira (1999b), conceitua consultoria como sendo a intervenção de um processo de interação entre um agente externo de mudanças e à empresa, agente esse que assume a postura de auxiliar os executivos nas tomadas de decisões e fazer com que conheçam melhor os possíveis problemas, soluções, agilizando o processo de tomada de decisões.

Contudo o profissional de consultoria não possui controle direto da situação, ele apenas aponta o rumo ao qual a empresa devera seguir, a decisão de todo o processo continua a cargo dos executivos da empresa.

De uma forma ampla o autor conceitua consultoria empresarial destacando dois aspectos relevantes que são; processo interativo e agente de mudança externo.

A partir de então vamos desmembrar o processo de consultoria para um melhor entendimento.

5.1.1 Processo Interativo

Processo interativo é toda ação conjunta entre atividades seqüenciais onde se desenvolva lógica evolutiva. (OLIVEIRA, 1999 b).

É a partir do processo interativo que se estrutura a consultoria, com a interação entre executivos e consultores temos um melhor resultado e uma dinamização da consultoria alcançando assim todos os objetivos esperados com a contratação deste tipo de serviço.

5.1.2 Agente de Mudança Externo

Agente de mudança externo é o profissional, contratado, capaz de desenvolver atitudes, processos que possibilitem a empresa transitar de modo interativo com os diversos fatores externos. (OLIVEIRA, 1999 b).

Este profissional é contratado por um determinado período, com a finalidade de auxiliar a empresa com um projeto ou mudança de uma situação. Apesar de não possuir autonomia para a tomada de decisão, o profissional de consultoria possui total autonomia para apontar a solução de problemas ou de fazer transições situacionais na empresa.

Contudo é importante salientar que o agente de mudança externo possui um olhar mais critico e amplo em relação aos agentes internos, alem do que o agente externo terá mais sucesso no desempenho de sua tarefa, isto pelo fato do agente interno ficar atrelado a certos preceitos que possam vir a coexistir dentro da empresa, como o fato de um gerente não fornecer certos dados por se tratar de um subordinado a ele, por exemplo.

“O consultor deve atuar como parceiro dos executivos e profissionais da empresa. Este auxilio deve estar direcionado a proporcionar

...

Descargar como (para miembros actualizados)  txt (81.4 Kb)  
Leer 45 páginas más »
Disponible sólo en Clubensayos.com