ClubEnsayos.com - Ensayos de Calidad, Tareas y Monografias
Buscar

Analise De Comportamento Alimentar Em Diferentes Faixas Etarias


Enviado por   •  2 de Junio de 2015  •  1.139 Palabras (5 Páginas)  •  134 Visitas

Página 1 de 5

Analise sobre comportamento alimentar em diferentes faixas etárias

Gênesis Guimarães Soares, Michaele Galvão Santos

Durante toda a evolução da espécie humana, a sua dieta vem sofrendo mudanças e adequações a suas necessidades fisiológicas, ou simplesmente para suprir a necessidade de se sentir prazer ao se alimentar.

Por falta de uma dieta adequada, a dieta dos nossos ancestrais era concentrada em frutos, folhas e grãos, o que é sugerido pelos estudos das arcadas dentarias, onde ficava evidente o seu grande desgaste.

Para a realização dessa análise, foram entrevistadas duas pessoas de diferentes faixas etárias, e suas respostas foram mantidas exatamente como foram respondidas pelos mesmos, e assim foi realizado um estudo sobre as influencias que a ontogênese e filogênese tem sobre a alimentação desses indivíduos.

A entrevistada de 60 anos, tem a dieta característica de um brasileiro que teve várias influencias durante a sua ontogênese, porém a mesma não percebe que as influencias modificaram sua dieta durante seu desenvolvimento.

Respondendo a primeira questão da entrevista (em anexo), a entrevistada afirma que costuma ingerir carnes em boa parte da alimentação, o que é uma característica trazida da filogênese, quando os antepassados começaram a deixar de lado o consumo em excesso de vegetais, e passaram a consumir gorduras de melhor qualidade, o que acabou ocasionando na evolução da espécie, e assim garantindo sua sobrevivência.

Na segunda questão, a mesma diz que na sua infância não gostava de consumir leite, mas com o passar dos anos, percebeu que esse alimento era indispensável para a sua saúde, e então passa a consumir o mesmo. Essa característica de incentivar o consumo de algum alimento, pensando em uma possível recompensa, quer seja o prazer do consumo, quer seja para fins de uma saúde melhor, é algo que está presente no nosso desenvolvimento, pois sempre somos influenciados pelo meio em que vivemos.

Apesar da entrevistada afirmar que seu grupo familiar não influenciou na sua escolha de dieta alimentar, fica evidente que ela traz os costumes que talvez eram os mesmos dos indivíduos com quem habitava. Ou seja, os costumes de fazer 3 a 4 refeições e manter uma reserva de energia para períodos de escassez, e ter uma alimentação mais rustica, traz características da filogênese, por gostar de carnes e grãos, mas também traz características da ontogênese, pois essa alimentação com grande excesso de carnes não é comum na cultura em que vivemos, então é provável que o ambiente tenha tido influencias na escola alimentar cotidiana.

Como acontece com qualquer ser humano, observasse que a refeição se inicia com os olhos, pois o visual do alimento é um fator importantíssimo para a sua escolha, no entanto, o odor é tão importante quanto o visual. Um alimento com boa aparência e odor desagradável vai gerar uma respulsividade para quem pretendia o consumir. Essa característica e importância do odor para o início da refeição, ficam claras quando a entrevistada diz que se recusa a ingerir carne de bode por conta do cheiro desagradável ao seu olfato.

A atração por doces pode ser definida através da filogênese, quando os nossos ancestrais consumiam frutos doces, por temer que frutos amargos ou azedos fossem tóxicos. No entanto essa predisposição por doces é algo que já está presente antes mesmo do nascimento, ou seja,

...

Descargar como (para miembros actualizados)  txt (7 Kb)  
Leer 4 páginas más »
Disponible sólo en Clubensayos.com