ClubEnsayos.com - Ensayos de Calidad, Tareas y Monografias
Buscar

Caso de estudo ONG


Enviado por   •  1 de Octubre de 2015  •  Trabajos  •  2.817 Palabras (12 Páginas)  •  183 Visitas

Página 1 de 12

Descrição e Análise do Diretório Central Estudantil Celso Furtado FACAMP

Lia Bruni Dalla Vecchia – 407.611.278-44 – lia_dallavecchia@hotmail.com

        Graduando Administração de Empresas na Faculdade de Campinas

Mirella Bonati – 350.173.138-85 – mibonati@hotmail.com

        Graduando Administração de Empresas na Faculdade de Campinas

Sarah Fernandes Vannuchi – 376.791.618-52 – sarahfernades6@hotmail.com

        Graduando Administração de Empresas na Faculdade de Campinas

Taiany Erlichman – 442.451.898-19 – taianyfeliciano@hotmail.com

        Graduando Administração de Empresas na Faculdade de Campinas

Vittoria Tatavitto – 224.537.948-92 – tatavitto@hotmail.com

        Graduando Administração de Empresas na Faculdade de Campinas

RESUMO

Este artigo tem o objetivo de identificar os pontos de melhorias da Associação Representativa dos Estudantes da Faculdade de Campinas(FACAMP), denominada Diretório Central dos Estudantes da FACAMP Celso Furtado. São eles: o estatuto, no qual, a parte sobre a estrutura organizacional está obsoleta quando comparada à atual situação do diretório; um termo de adesão para os voluntários; um organograma para melhorar a organização interna, definindo, de maneira clara, as relações e funções dos integrantes do DCE e um site para a instituição ter um espaço em que ela se dedique à sua transparência e possa publicar seus projetos, o que resultaria em uma melhor comunicação com os seus beneficiários.

Palavras-chave: diretório central estudantil, estatuto, associação, termo de adesão, organograma, site.

ABSTRACT

This article aims to identify points of improvement of the association of students of Facamp. They are: first, the statute, which is obsolete for the current situation of the directory, a membership term for volunteers, an organization chart to improve the internal organization, defining clearly the relations and functions of the DCE members; as well as a site for the institution to have a space where it can publish their projects and thus have better communication with it beneficiaries.

Key-Words:  student central directory, statute, association membership term, organizational structure, site.

1. INTRODUÇÃO

O Diretório Central dos Estudantes da FACAMP Celso Furtado, foi criado em 2001, na cidade de Campinas, com personalidade jurídica de associação, sem fins lucrativos e com prazo indeterminado de existência, como um diretório acadêmico(DAF) dos cursos Administração e Economia. Em 2007, devido ao crescimento da faculdade e visando atender melhor os alunos, houve uma mudança do DAF para DCE(Diretório Central Estudantil), ou seja, um diretório central o qual tem o objetivo de desenvolver e defender os direitos dos alunos, além de promover atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte, conforme os critérios do IBGE. Dessa forma, passou a representar todos os cursos da Faculdade de Campinas, sendo eles Engenharias, Design, Relações Internacionais, Direito, Publicidade e Propaganda, Administração e Economia.

Por conseguinte, no ano de 2013, visto que a maior instituição da faculdade não representava de forma efetiva o anseio e reinvindicações dos alunos, um grupo desses se reuniu com o objetivo de proporcionar mudanças na instituição e, assim, passaram a propiciar cursos e palestras sobre assuntos extracurriculares, campanhas sociais, melhorias estruturais, eventos esportivos entre outras melhorias. O DCE passou a ter um maior contato com os alunos da faculdade, o qual não existia antes. A gestão atual é composta pela chapa Aliança, que conta com a participação voluntária de 19 membros. Além disso, há também um funcionário remunerado, o qual desempenha o papel de secretário.

Desenvolvemos esse trabalho com o objetivo de analisar e descrever o sistema organizacional do Diretório Central Estudantil, além de indicar opções de melhorias para a instituição, sendo o problema de pesquisa como a associação poderia profissionalizar sua gestão sobre o ponto de vista da análise organizacional.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

Nesse artigo, entende-se como diretório estudantil a pessoa jurídica oficial de representação do corpo discente da Faculdade de Campinas – Facamp. Tem como objetivo estatutário de i) representar, congregar e coordenar seus membros, imprimindo unidade à sua ação no sentido da solução dos problemas comuns de seus associados; ii) defender os direitos e reinvindicações do corpo discente da FACAMP e de cada estudantes em particular, perante órgãos das Faculdades de Campinas, autoridade de ensino, poderes públicos e as entidades estudantis a que se filie; iii) organizar reuniões e eventos de caráter social, cultural, artísticos e científico, numa perspectiva de integração e formação; iv) estimular os estudantes a participarem das atividades do DCE Celso Furtado; v) representar o corpo discente junto aos demais órgãos de deliberação coletiva das Faculdades de Campinas; vi) planejar e avaliar suas atividades; vii) participar de movimentos pela garantia de direitos humanos, por uma sociedade justa e democrática.

O DCE é uma organização de Terceiro Setor e, segundo Rezende e Oliveira, pode ser explicado como um conjunto de organizações privadas sem fins lucrativos que gerem bens, serviços públicos e privados, com objetivo de promover o desenvolvimento político, social e cultural no meio em que atuam. Além disso, há cinco características macros que todas as organizações do Terceiro Setor possuem: i) seus objetivos estatutários são, de maneira geral, de interessa público irrestrito e, quando não, de interesse associativo restrito aos seus associados; ii) são independentes do Estado, ou seja, são organizações privadas com gestão própria; iii) sem fins lucrativos, isto é, organizações que não distribuem nenhum excedente a nenhum de seus membros; iv) institucionalizadas do ponto de vista legal de registro de uma organização e v) constituídas de forma voluntária. Dessa forma, adotaremos para esse artigo, a seguinte definição para Terceiro Setor: “ Organizações privadas, criadas de forma voluntária com objetivos públicos ou associativos e sem fins lucrativos”(REZENDE & OLIVEIRA, 2015, P.09)

Dentro do Terceiro Setor, o DCE Celso Furtado se encaixa na personalidade jurídica de associação. Pelo o atual Código Civil (Jan/2002), Art. 53 fica definido como associação a união de pessoas que se organizam para fins não econômicos.

Além disso, para efeito desse artigo, entendemos como profissionalização da gestão a descentralização e a agilidade nas decisões; as metas e objetivos claros disseminados por toda a organização; a cobrança dos resultados pelas metas traçadas e não de forma subjetiva; a apropriação de conceitos e ferramentas de gestão que efetivamente tragam mais produtividade, a estimulação à equipe a trabalhar melhor e gerarem mais resultados. Seria ao, mesmo tempo, potencializar as características únicas da gestão do DCE e minimizar as fraquezas, como a informalidade excessiva.

...

Descargar como (para miembros actualizados)  txt (19.3 Kb)   pdf (173.4 Kb)   docx (788.4 Kb)  
Leer 11 páginas más »
Disponible sólo en Clubensayos.com