Caso de estudo ONG
Lia Bruni Dalla VecchiaTrabajo1 de Octubre de 2015
2.817 Palabras (12 Páginas)210 Visitas
Descrição e Análise do Diretório Central Estudantil Celso Furtado FACAMP
Lia Bruni Dalla Vecchia – 407.611.278-44 – lia_dallavecchia@hotmail.com
Graduando Administração de Empresas na Faculdade de Campinas
Mirella Bonati – 350.173.138-85 – mibonati@hotmail.com
Graduando Administração de Empresas na Faculdade de Campinas
Sarah Fernandes Vannuchi – 376.791.618-52 – sarahfernades6@hotmail.com
Graduando Administração de Empresas na Faculdade de Campinas
Taiany Erlichman – 442.451.898-19 – taianyfeliciano@hotmail.com
Graduando Administração de Empresas na Faculdade de Campinas
Vittoria Tatavitto – 224.537.948-92 – tatavitto@hotmail.com
Graduando Administração de Empresas na Faculdade de Campinas
RESUMO
Este artigo tem o objetivo de identificar os pontos de melhorias da Associação Representativa dos Estudantes da Faculdade de Campinas(FACAMP), denominada Diretório Central dos Estudantes da FACAMP Celso Furtado. São eles: o estatuto, no qual, a parte sobre a estrutura organizacional está obsoleta quando comparada à atual situação do diretório; um termo de adesão para os voluntários; um organograma para melhorar a organização interna, definindo, de maneira clara, as relações e funções dos integrantes do DCE e um site para a instituição ter um espaço em que ela se dedique à sua transparência e possa publicar seus projetos, o que resultaria em uma melhor comunicação com os seus beneficiários.
Palavras-chave: diretório central estudantil, estatuto, associação, termo de adesão, organograma, site.
ABSTRACT
This article aims to identify points of improvement of the association of students of Facamp. They are: first, the statute, which is obsolete for the current situation of the directory, a membership term for volunteers, an organization chart to improve the internal organization, defining clearly the relations and functions of the DCE members; as well as a site for the institution to have a space where it can publish their projects and thus have better communication with it beneficiaries.
Key-Words: student central directory, statute, association membership term, organizational structure, site.
1. INTRODUÇÃO
O Diretório Central dos Estudantes da FACAMP Celso Furtado, foi criado em 2001, na cidade de Campinas, com personalidade jurídica de associação, sem fins lucrativos e com prazo indeterminado de existência, como um diretório acadêmico(DAF) dos cursos Administração e Economia. Em 2007, devido ao crescimento da faculdade e visando atender melhor os alunos, houve uma mudança do DAF para DCE(Diretório Central Estudantil), ou seja, um diretório central o qual tem o objetivo de desenvolver e defender os direitos dos alunos, além de promover atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte, conforme os critérios do IBGE. Dessa forma, passou a representar todos os cursos da Faculdade de Campinas, sendo eles Engenharias, Design, Relações Internacionais, Direito, Publicidade e Propaganda, Administração e Economia.
Por conseguinte, no ano de 2013, visto que a maior instituição da faculdade não representava de forma efetiva o anseio e reinvindicações dos alunos, um grupo desses se reuniu com o objetivo de proporcionar mudanças na instituição e, assim, passaram a propiciar cursos e palestras sobre assuntos extracurriculares, campanhas sociais, melhorias estruturais, eventos esportivos entre outras melhorias. O DCE passou a ter um maior contato com os alunos da faculdade, o qual não existia antes. A gestão atual é composta pela chapa Aliança, que conta com a participação voluntária de 19 membros. Além disso, há também um funcionário remunerado, o qual desempenha o papel de secretário.
Desenvolvemos esse trabalho com o objetivo de analisar e descrever o sistema organizacional do Diretório Central Estudantil, além de indicar opções de melhorias para a instituição, sendo o problema de pesquisa como a associação poderia profissionalizar sua gestão sobre o ponto de vista da análise organizacional.
2. REFERENCIAL TEÓRICO
Nesse artigo, entende-se como diretório estudantil a pessoa jurídica oficial de representação do corpo discente da Faculdade de Campinas – Facamp. Tem como objetivo estatutário de i) representar, congregar e coordenar seus membros, imprimindo unidade à sua ação no sentido da solução dos problemas comuns de seus associados; ii) defender os direitos e reinvindicações do corpo discente da FACAMP e de cada estudantes em particular, perante órgãos das Faculdades de Campinas, autoridade de ensino, poderes públicos e as entidades estudantis a que se filie; iii) organizar reuniões e eventos de caráter social, cultural, artísticos e científico, numa perspectiva de integração e formação; iv) estimular os estudantes a participarem das atividades do DCE Celso Furtado; v) representar o corpo discente junto aos demais órgãos de deliberação coletiva das Faculdades de Campinas; vi) planejar e avaliar suas atividades; vii) participar de movimentos pela garantia de direitos humanos, por uma sociedade justa e democrática.
O DCE é uma organização de Terceiro Setor e, segundo Rezende e Oliveira, pode ser explicado como um conjunto de organizações privadas sem fins lucrativos que gerem bens, serviços públicos e privados, com objetivo de promover o desenvolvimento político, social e cultural no meio em que atuam. Além disso, há cinco características macros que todas as organizações do Terceiro Setor possuem: i) seus objetivos estatutários são, de maneira geral, de interessa público irrestrito e, quando não, de interesse associativo restrito aos seus associados; ii) são independentes do Estado, ou seja, são organizações privadas com gestão própria; iii) sem fins lucrativos, isto é, organizações que não distribuem nenhum excedente a nenhum de seus membros; iv) institucionalizadas do ponto de vista legal de registro de uma organização e v) constituídas de forma voluntária. Dessa forma, adotaremos para esse artigo, a seguinte definição para Terceiro Setor: “ Organizações privadas, criadas de forma voluntária com objetivos públicos ou associativos e sem fins lucrativos”(REZENDE & OLIVEIRA, 2015, P.09)
Dentro do Terceiro Setor, o DCE Celso Furtado se encaixa na personalidade jurídica de associação. Pelo o atual Código Civil (Jan/2002), Art. 53 fica definido como associação a união de pessoas que se organizam para fins não econômicos.
Além disso, para efeito desse artigo, entendemos como profissionalização da gestão a descentralização e a agilidade nas decisões; as metas e objetivos claros disseminados por toda a organização; a cobrança dos resultados pelas metas traçadas e não de forma subjetiva; a apropriação de conceitos e ferramentas de gestão que efetivamente tragam mais produtividade, a estimulação à equipe a trabalhar melhor e gerarem mais resultados. Seria ao, mesmo tempo, potencializar as características únicas da gestão do DCE e minimizar as fraquezas, como a informalidade excessiva.
Entende-se como análise organizacional, a descrição de como as tarefas são formalmente distribuídas, agrupadas e coordenadas. Segundo Stephen P. Robbins, os administradores devem focar seis elementos básicos ao projetar a estrutura organizacional: i) especialização do trabalho, ou seja, até que ponto as tarefas podem ser subdivididas em funções diferenciadas; ii)departamentalização, através do qual se define o agrupamento das tarefas; iii)cadeia de comando, isto é, à quem os indivíduos e os grupos vão se reportar; iv)amplitude de controle, com o objetivo de calcular quantas pessoas cada administrador pode orientar com eficiência e eficácia; v)centralização e descentralização, que mostra onde fica a autoridade no processo de decisão e vi)formalização, a qual define até que ponto haverá regras e regulamentações para os funcionários e os administradores.
3. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
O artigo desenvolvido utilizou como recursos de pesquisa bibliográfica livros sobre o tema e a apostila de terceiro setor. Ademais, ele é um estudo de caso da associação Diretório Central dos Estudantes da FACAMP Celso Furtado. As informações foram levantadas a partir de entrevistas pessoais com o presidente do DCE, a tesoureira e o diretor de marketing no primeiro semestre de 2015 na sede da instituição. Depois disso, as informações foram analisadas com base na apostila escrita por Prof. Luciel Henrique de Oliveira e Prof. Arnaldo A. Rezende.
4. ASSOCIAÇÃO DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES DA FACAMP CELSO FURTADO
A Associação Diretório Central dos Estudantes da FACAMP é uma instituição que tem como objetivo fazer melhorias estruturais e acadêmicas na faculdade na qual atua: Faculdade de Campinas – FACAMP. É conhecida como DCE Celso Furtado e atende, aproximadamente, 2.700 alunos da universidade, entre os cursos de Administração, Design, Direito, Economia, Engenharia da Computação, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Propaganda e Marketing e Relações Internacionais.
...